sábado, 1 de fevereiro de 2014

Conceitos Falsos sobre a eternidade

Conceitos Falsos sobre a eternidade

Vários conceitos são proclamados sobre a eternidade, mas são simplesmente crendices populares sem nenhuma base bíblica.

1- Deus é amor e não mandará ninguém para o inferno - É verdade, Deus é amor, mas também é justo e santo. Aquele que não desejou viver ao Seu lado, em vida, seria uma injustiça levá-lo para morar eternamente no céu. Em João 3.16 e 18 vemos que o céu é para quem crer. Aquele que não recebeu pela fé, a purificação de seus pecados, pelo sacrifício de Jesus, continua impuro, e não entrará no céu (Ap 21.1-8).

2- Céu e inferno são aqui na terra e no presente tempo - Aqui se faz, aqui se paga! É verdade que o resultado de muitas ações, são contempladas aqui, mas a Bíblia fala de uma colheita no juízo final (Rm 2.5-10; Gl 6.6-10).
Morreu acabou - Esta é a tese do materialista: vamos virar pó e só. A Bíblia diz que não: Ec 12.7; Lc 23.43.

3- Somente os justos ressuscitarão - Esta é a teoria adventista. Segundo eles, os ímpios ficarão dormindo, sem nenhum problema, e somente os justos ressuscitarão para a vida eterna. Essa é uma grande heresia (Veja Mt 10.28).

4- Depois da morte voltaremos a terra para uma purificação - Esta é a teoria espírita para uma reencarnação. A medida em que a pessoa vai se reencarnando, transforma-se em algo melhor. Se fosse assim, o mundo hoje seria bem melhor que nos tempos passados, e não é isto que temos visto. Os homens estão indo de mal a pior (Hb 9.27).

5- Ficamos em um purgatório até sermos purificados - Esta é uma doutrina católica. As pessoas que ficam, rezam pela alma dos mortos e eles saem do purgatório que é o local onde se paga pelos pecados cometidos. Entranto, lemos na Bíblia que não há saída do destino eterno: “... O verme não morre e o fogo não se apaga” (Mc 9.43-44).

6- Só a alma que é eterna - A Bíblia diz que o corpo também aparecerá para ser transformado, no caso dos salvos. Os ímpios continuarão com o velho corpo (1Co 15.52-55; 1Ts 4.16-17).

O que a Bíblia Diz sobre a Eternidade?

Em Lc 16.19-31 encontramos de uma forma completa, uma grande janela aberta para a eternidade. Verdades claras que combatem com eficiência todas as heresias afirmadas acima. Lá aparece um rico que morre sem compromisso com Jesus e um pobre que morre com Jesus. No mesmos instante se perceberam no destino eterno, estavam conscientes e um grande abismo os separava. Lázaro foi reconhecido pelo rico e o rico não conseguiu enviar uma mensagem para os seus irmãos na terra.

A Condição das Almas após a Morte

a) As almas dos justos - São aperfeiçoadas em santidade e recebidas na glória, onde desfrutam da presença de Deus. (Lc 23.43; 2Co 5.1-9; Fp 1.23). Ficam aguardando a redenção dos corpos (Rm 8.23; 1Co 15.42-44)

b) As Almas dos Ímpios - São lançadas no inferno, onde permanecem em tormentos (Lc 16.22-26). Ficam aguardando o juízo do grande dia (Jo 5.28,29; 2Pe 2.9)

Nenhum comentário:

Postar um comentário