segunda-feira, 14 de julho de 2014


"Examinais as Escrituras...", João 5.39

"Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam", palavras de Cristo registradas em João 5.39. Mas, o que Jesus quis dizer com isso? É o que vamos ver neste simples artigo.

Tenho visto, quando vou ao templo cultuar, irmãos (principalmente pregadores) citarem o versículo bíblico em questão como um incentivo à leitura da Bíblia Sagrada. "Amados irmãos, Jesus nos incentiva, em João 5.39, a examinarmos a Sua Palavra, a Bíblia Sagrada", dizem eles. Porém o que Cristo falou sobre examinar as Escrituras não trata de ordem. Fosse assim, Ele teria dito: "Examinai", não "examinais". Viu só como uma consoante no final da palavra pode mudar o sentido da mesma?

Examinai (do verbo examinar) é a segunda pessoa do plural do imperativo afirmativo; enquanto examinais está no modo presente do indicativo (também segunda pessoa do plural). Como você pode ver, Jesus não estava dando uma ordem à Igreja quando disse: "Examinais as escrituras". "Então o que Ele quis dizer com essa expressão, talvez você me pergunte. Vamos ver então.

No texto de João capítulo 5, do versículo 18 ao 47, temos o depoimento do Mestre sobre a Sua autoridade, como Filho de Deus, e sobre o testemunho que as Escrituras davam de Si. Em outras palavras, Cristo estava provando para os fariseus que Ele era, de fato, o Filho de Deus e que a Lei e os Profetas (Torá) testificavam que Ele vinha do Pai. Se não, vejamos o que diz os versículos anteriores ao 39: "E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus. Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente. Porque o Pai ama o Filho, e mostra-lhe tudo o que faz; e ele lhe mostrará maiores obras do que estas, para que vos maravilheis. Pois, assim como o Pai ressuscita os mortos, e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer. E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo; Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou (...). Se eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro. Há outro que testifica de mim, e sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro.  Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. Eu, porém, não recebo testemunho de homem; mas digo isto, para que vos salveis. Ele era a candeia que ardia e alumiava, e vós quisestes alegrar-vos por um pouco de tempo com a sua luz. Mas eu tenho maior testemunho do que o de João; porque as obras que o Pai me deu para realizar, as mesmas obras que eu faço, testificam de mim, que o Pai me enviou. E o Pai, que me enviou, ele mesmo testificou de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes o seu parecer. E a sua palavra não permanece em vós, porque naquele que ele enviou não credes vós."  (Jo 5.17-23, 31-38). Aí é que vêm os versículos 39 e 40: "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; E não quereis vir a mim para terdes vida."

Parafraseando o versículo em apreço (Jo 5.39): "Vocês examinam as Escrituras achando que com isso terão a vida eterna, mas esquecem que são elas que testemunham a meu respeito." O versículo posterior ao 39 ("E não quereis vir a mim para terdes vida.") ficaria assim: "Entretanto vocês não querem me seguir, a fim de obter vida eterna."

Vejamos agora como João 5.39 e 40 está em ao menos três diferentes traduções/versões bíblicas: ARA (Almeida Revista e Atualizada): "Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida"; Bíblia Viva (Versão Parafraseada): "Vocês estudam as Escrituras, porque creem que elas dão a vida eterna. E as Escrituras conduzem a mim! Mesmo assim vocês não querem vir a mim para que Eu lhes dê esta vida eterna"; NTLH (Nova Tradução na Linguagem de Hoje): "Vocês estudam as Escrituras Sagradas porque pensam que vão encontrar nelas a vida eterna. E são elas que dão testemunho a meu favor. Mas vocês não querem vir para mim a fim de ter vida."

Dicionário Bíblico Universal Buckland (Editora Vida, 9ª impressão, 1996, página 157) define os fariseus (separados), para os quais Jesus dirigiu as palavras supracitadas, assim:

Formavam os fariseus a mais importante das escolas judaicas, de caráter religioso, que funcionaram , depois que, 150 anos antes do nascimento de Cristo, mais ou menos, o espírito de profecia já tinha deixado de existir. Receberam aquele nome porque eles, na sua vida, separavam-se de todos os outros judeus, aspirando a mais do que uma simples santidade e exato cumprimento de deveres religiosos: mas a sua separação consistia principalmente em certas distinções a respeito do alimento e de atos rituais. A maior parte das vezes isso era apenas exterioridade religiosa, sem profundeza de religião (Mt 23.25 a 28) [...]
Os fariseus legalistas perseguiam o Mestre, atribuindo muitos de Seus milagres a Belzebu, o chefe dos demônios (Mt 12.22-24), e acusando-No de transgredir o sábado (Lc 6.1-5; 13.14-16; Jo 5.16) e de se fazer igual a Deus (Jo 5.18). No entanto, não devemos também nos esquecer que a famosa expressão bíblica, proferida por Cristo, "Vós tendes por pai ao diabo..." (Jo 8.44) foi direcionada aos fariseus. Isso deixa claro que religiosidade não salva. Os fariseus eram religiosos ao extremo, apesar disso, o Filho de Deus os chamou de filhos do Diabo.

Enfim, o bom cristão não deve — sob hipótese alguma — deixar de estudar a Palavra de Deus, de modo sistemático (e isto em oração e meditação), embora, de acordo com a Hermenêutica Bíblica, o versículo 39 do Evangelho de João capítulo 5 nada tem que ver com Jesus exortando-nos à leitura da Bíblia Sagrada. Esta já possui outros versículos que nos incentivam ao estudo bíblico (Js 1.8; Sl 1.2; 2 Tm 3.15 etc.). É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário