quinta-feira, 30 de maio de 2013

Figurinista de “José do Egito” revela como usou a Bíblia e outras influências para criar as roupas usadas da série da Record

Figurinista de “José do Egito” revela como usou a Bíblia e outras influências para criar as roupas usadas da série da Record
A figurinista Carolina Li, de 42 anos, responsável pelo figurino da série José do Egito da Rede Record, revelou em uma entrevista detalhes de seu trabalho para compor as vestimentas usadas pelos atores na série. Entre suas fontes de referência, a figurinista destaca ter lido a Bíblia como forma de entender o contexto sócio cultural da história, que é ambientada em 3.000 a.C.
- Precisei ler para compreender também os hábitos e costumes da época – ressaltou Li, que segundo o Terra conta ter se dedicado inteiramente aos estudos para esse trabalho.
- Inclusive seriados como Spartacus, Roma e Game of Thrones foram essenciais. Em uma reunião, apresentei as pranchas (desenhos) para a autora Vivian de Oliveira e para o diretor e chegamos a um denominador comum – completou a figurinista, relatando outras fontes utilizadas pela equipe formada por ela e mais oito profissionais.
Ela contou ainda que, com exceção das peças que foram reaproveitadas das séries anteriores, todo o figurino foi criado por sua equipe. Sobre os materiais usados na confecção, além de tecidos como linho e tear, peles de animais foram utilizadas para compor as roupas de época.
- Usei pele de jacaré, avestruz, peixe… Inclusive, a capa do faraó é toda feita em couro de pirarucu e escama de pescada – enumera a figurinista, detalhando ainda que todas as peças requerem muita dedicação em sua produção, inclusive os que parecem “menos sofisticados”, como denomina, aos olhos do público.
- Quem olha uma peça simples como a túnica do José não imagina o trabalho que deu para chegar naquele resultado – afirmou, dizendo que justamente por exigir tamanha simplicidade, a roupa demorou aproximadamente três meses para ser finalizada.
Questionada sobre seu figurino favorito, e orgulhosa do resultado final de seu trabalho juntamente com sua equipe, Carolina afirma não ter preferência por um ou outro figurino.
- É difícil. São personagens com características muito diferentes. Eu gosto de todos igualmente – concluiu Carolina Li.
Algumas das roupas usadas em José do Egito
Algumas das roupas usadas em José do Egito

Nenhum comentário:

Postar um comentário