quarta-feira, 22 de maio de 2013


Ativista ateu pede retirada de Bíblias de quartos de hotel por suposta violação ao estado laico


Ativista ateu pede retirada de Bíblias de quartos de hotel por suposta violação ao estado laico
O escritor e ativista ateu Ed Buckner fez uma queixa formal ao às autoridades da Geórgia, nos Estados Unidos, pedindo a retirada de Bíblias dos quartos nas casas de campo e cabanas mantidos pelo governo estadual.
A queixa de Buckner, que é ex-presidente de uma entidade ateísta, se deu porque em seu entender, a presença de Bíblias nesses locais, que são de propriedade do governo, violaria a Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos, que define o país como laico e proíbe o governo de estabelecer uma religião.
Perante a solicitação, o Departamento de Recursos Naturais da Geórgia recolheu as Bíblias dos quartos e recepções das casas de campo e cabanas estaduais, com a intenção de evitar uma batalha judicial, segundo informações da Fox News.
As Bíblias retiradas dos locais mencionados haviam sido distribuídas pelos Gideões Internacionais, grupo cristão com sede em Nashville, TN, e que tradicionalmente oferece Bíblias a hotéis e pousadas do mundo todo como livro de cabeceira.
Entretanto, na última quarta-feira, o governador Nathan Deal, do Partido Republicano, ordenou que o Departamento de Recursos Naturais recolocasse as Bíblias nos locais de onde foram retiradas.
A decisão foi tomada após consulta ao Procurador Geral do Estado, que autorizou a presença das Bíblias nas acomodações do Estado por considerar dentro da lei: “O procurador geral e eu, estamos de acordo que esta medida é legal e vamos voltar as Bíblias aos quartos. Estas Bíblias foram doadas por grupos externos, e já que não são pagos pelo Estado, não acredito que uma Bíblia na gaveta da cabeceira de uma cama, constitua que o estado esteja estabelecendo uma religião“, afirmou o governador, que ressaltou: “Na verdade, qualquer grupo é livre para fazer doações literárias”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário