terça-feira, 14 de maio de 2013


Aprendendo a se COMUNICAR

INTRODUÇÃO

Um cartoon feito por Wiley Miller retrata imagens de casal na cama. A mulher pôs de lado o livro que ela estava lendo e disse algo ao marido. Aqui está o que ele ouviu: "Tempo para a revisão anual de como você faz da minha vida um pesadelo"
Tudo o que ela realmente disse, no entanto, é: "Querido, vamos falar sobre nós."
Por que alguns cônjuges, especialmente alguns maridos, parecem ver a comunicação como uma forma de tortura?
Betsy está se perguntando sobre isso. Ela está ferida porque seu marido, Carl, parece ter  o interesse por ela. Ela interpreta a falta de comunicação como evidência de que ele não a ama. Isso a coloca em pânico, ela torna-se carente e controladora, tentando forçar Carl a "falar sobre o problema." Isso cria mais pressão para Carl, que recua ainda mais.
Carl é oprimido pela necessidade de Betsy de conversar. É como se um vazio que nunca pode ser preenchido. Isso está diminuindo o seu desejo de ter intimidade com ela, ele está encontrando desculpas para evitar até mesmo passar um tempo juntos. Ele prefere sair com os amigos, que  menos exigentes.
Quando a pessoa com quem se casou parece se transformar em outra pessoa, como Betsy pensa de Carl, é normal se sentir decepcionado e até mesmo se  machucar. Ela sabe que parte dessa mudança era de se esperar depois de se instalar o dia-a-dia da vida de casado, mas ela anseia por aquele outro cara antes do casamento, aquele que não conseguia parar de falar, nem se cansava dela. Ele estava tão animado naquela época, e acreditava que iria durar para sempre. Agora ela se sente enganada.
Talvez você também. Talvez você teme que seu cônjuge que não se comunica não está interessado em você, não está animado com você, ou não te ama mais. Você pode duvidar se casou com a pessoa certa, ou se sentirinadequado, inseguro e desesperado por atenção.
Quando isso aconteceu com Betsy, ela mudou também. Agora, Carl encontra-se perguntando o que aconteceu com a auto-estima dela, a mulher forte por quem ele se apaixonou. Ele sente falta dela.
Carl não percebe, mas Betsy teve sempre uma necessidade incomum de atenção e de comunicação. Isso porque ela tinha um pai muito estóico a quem ela nunca foi capaz de agradar. É bom verificar se a sua necessidade de falar é razoável ou o resultado de uma educação conturbada.
A maioria dos casais precisam de ajuda para discutir suas necessidades de uma maneira produtiva. A existência de diferentes atitudes para falar não significa que há algo errado com o cônjuge, que alguém foi enganado, ou que o casamento é impossível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário