segunda-feira, 13 de maio de 2013


Igrejas cristãs denunciam brutalidade policial em Jerusalém durante Páscoa ortodoxa

12/05/2013 23:30

Os chefes das igrejas cristãs em Jerusalém denunciaram neste domingo "o castigo brutal" imposto pela polícia de Israel a sacerdotes e peregrinos durante as celebrações do fogo sagrado na Basílica do Santo Sepulcro, localizada na Cidade Velha de Jerusalém, durante a Páscoa ortodoxa.
"Nós, os chefes das igrejas em Jerusalém, fomos testemunhas de cenas terríveis de tratamento brutal dispensado ao nosso clero, povo e peregrinos na Cidade Velha de Jerusalém durante o Sábado Santo", denunciaram patriarcas católicos e ortodoxos em um comunicado.
"Um dia de alegria e celebração se transformou em um dia de enorme tristeza e dor para alguns dos nossos fiéis, que foram maltratados pela polícia israelense", acrescentaram.
"É inaceitável que, sob o pretexto da segurança e de manter a ordem, nossos sacerdotes e fiéis sejam agredidos brutalmente de forma indiscriminada, e impedidos de entrar em suas igrejas, mosteiros e conventos", criticaram os religiosos.
Israel teve que apresentar desculpas oficiais ao Egito depois que a polícia israelense agrediu três diplomatas egípcios e um sacerdote copta durante a cerimônia do fogo sagrado, no último dia 4.
A cerimônia é um ritual antigo que cristãos ortodoxos celebram anualmente na Basílica do Santo Sepulcro.
Os chefes das igrejas cristãs de Jerusalém pediram ao Ministério do Interior de Israel e à polícia de Jerusalém que "examinem com seriedade nossas queixas e condenem todos os atos de violência contra nossos fiéis e o clero".

Nenhum comentário:

Postar um comentário