Imagem: divulgação
Uma experiência com Deus, a dor por uma perda, a necessidade de ter uma comunhão mais profunda com o Pai foi o que gerou a canção: “Restitui”, escrita pelo cantor e compositor Davi Sacer e gravada pelo Ministério Apascentar com venda de 1 milhão de cópias. A música transformou-se em uma oração, um clamor profundo de pessoas que buscam até hoje o consolo, a paz e a cura: a restituição do que se perdeu. E o produtor executivo Alexander Albuquerque transformou esta canção em um projeto inovador. Restitui será lançado, ainda neste ano de 2013, em livro e filme, como a primeira parte de uma trilogia, que inclui outros dois projetos cinematográficos.
Primeiro será lançado o livro. Baseado em fatos reais, a obra vai relatar a vida de um ex-policial militar que cometeu um crime e foi preso. Dentro da cadeia ele teve um encontro com uma missionária evangélica. Eles se apaixonam e ela lhe apresenta o Evangelho de restituição. O texto escrito por Marcus Gregório, pastor presidente do Ministério Apascentar Internacional, e por Polyanna Spínola Dias, jornalista, vai relatar em detalhes a vida de Adaílton, o personagem principal, e sua grande experiência de restituição, trazendo palavras de encorajamento e de reflexão para o leitor em cada parte da história. Com prefácio de Davi Sacer e revisão do agente literário, Andrey do Amaral, o livro está em fase final de revisão e tem previsão de lançamento para agosto. Mesmo antes de ser lançado já foi sondado para ser incluído na listagem dos Pontos de Leitura do Ministério da Cultura (MinC), que promove a leitura no Brasil junto às Secretarias de Cultura municipais e estaduais.
O segundo projeto é o longa-metragem. Produzido pela Lagoa Filmes e com divulgação da Globo Filmes o projeto conta com a participação do Pr. Marcus Gregório, e do próprio autor da canção: Davi Sacer. Aprovado pela ANCINE em dois meses, um tempo recorde já que o normal é de seis meses a um ano, recebeu um incentivo de R$ 1.700.000,00. O filme já está em fase de captação e iniciando a pré-produção e em sua ficha técnica constam cinco profissionais brasileiros, um chinês e dois alemães: Alexander Albuquerque (produtor executivo), Zhai Sichen (diretor), Pedro Henrique Ferreira (roteirista), Polyanna Spínola Dias (co-roteirista), Verônica Brendler (captação), Tiago Rios (diretor de fotografia), Beatriz Pimentel (produtora cultural) e André Picinatt (trilha sonora).
Finalizando o projeto Restitui será feita a regravação de cinco canções do CD, a princípio para internet, e pelo menos um videoclipe. A voz do projeto será de Marsena Helena, cantora, que já gravou “Arde outra vez” e “Me ama”, com mais de 900 mil visualizações no youtube.
“Ser convidada para este projeto foi uma surpresa misturada com susto. Eu cantava a canção Bendito Serás nos meus devocionais quando minha avó sofreu derrame. Eu só enxergava esperança no Senhor. E quando eu O encontrava no meu quarto, cantava essa e outras músicas para Ele.” As músicas desse CD Restituição regaram minha fé. E eu nunca imaginei que Deus me surpreenderia lá na frente com as mesmas músicas que eu cantava para Ele”, declarou Marsena.
O projeto Restitui chega ao mercado resgatando as artes no cenário gospel. “A ideia é que este projeto, tanto do livro, quanto do filme e das músicas, possam influenciar a nossa geração a seguir os princípios que Cristo nos ensinou.”, explicou o produtor Alexander Albuquerque.