quinta-feira, 2 de maio de 2013


Home » MissõesMundo Cristão

Igreja produz filme para discutir questão do tráfico humano e financiar projeto missionário

Igreja produz filme para discutir questão do tráfico humano e financiar projeto missionário
A questão do tráfico humano parece estar na pauta contemporânea da mídia como um assunto a ser discutido de forma exaustiva. O tema é o ponto central do filme cristão Not Today, produzido pela Friends Media, o departamento de comunicação da Friends Church, uma igreja evangélica da Califórnia, Estados Unidos.
No Brasil, o assunto vem sendo tratado pela autora Glória Perez, em sua novela Salve Jorge, transmitida pela TV Globo.
Not Today se passa na Índia, e trata da questão do tráfico humano a partir da história dos dálits, uma das castas da população hindu. De acordo com informações da revista Eclésia, a ideia para o filme surgiu durante uma viagem missionária ao país em 2002, quando a Friends Church ajudou na construção de uma escola para os dálits.
Na cultura hindu, os dálits são considerados intocáveis. Uma outra novela global, Caminho das Índias, também relatou a cultura e religiosidade do país, e apresentou um pouco do preconceito enfrentado pelas pessoas que pertencem a esta casta.
Por serem tidos como pessoas de uma classe inferior, milhares de crianças desta casta são vendidas por valores baixos, e colocadas para trabalhos forçados ou prostituição.
A proposta do filme é alertar para a existência do tráfico de pessoas, e durante a fase de produção e divulgação, o filme já recebeu cinco prêmios nos Estados Unidos. A estreia no circuito norte-americano aconteceu no último dia 12 de abril, em mais de vinte cidades.
A atriz Persis Karen interpreta a menina Annikano, que é vendida pelo pai para uma casa de prostituição. Persis tem sido o destaque do filme e recebeu o troféu de Melhor Performance no festival Charity Film, realizado em Mônaco.
O responsável pelo departamento de comunicação da Friends Church, pastor Martz afirma que a proposta de fazer um filme sobre o assunto foi a melhor maneira encontrada para tratar dessa questão com o público norte-americano: “A mídia é a linguagem da nossa cultura, por isso cremos que a melhor forma de comunicar a história de uma grande tragédia global, como tráfico de seres humanos, é um filme. Que melhor maneira de motivar as pessoas que não conhecem como funciona o tráfico de seres humanos, do que contar uma boa história que todos consigam entender e que os desafia a se envolverem?”, diz o pastor.
Segundo o pastor, os lucros obtidos com o filme serão direcionados para a cobrir os US$ 20 milhões necessários para a construção de 200 escolas para crianças da casta dálit que o projeto missionário da igreja planeja.
Assista ao trailer do filme Not Today no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário