quinta-feira, 16 de maio de 2013


O Jovem Oficial

Iswar Chandra Vidyasagar foi fazer  uma palestra em uma aldeia pequenina no interior da Índia. As pessoas costumavam se reunir em grande número para ouvir suas palestras.
Um jovem oficial, que queria ouvir a palestra, desceu de um trem com sua bagagem para ir para a sala de aula.
Iswar Chandra Vidyasagar também desceu do mesmo trem.
O jovem oficial, estava chamando impacientemente,  um carregador para levar sua mala.
Iswar Chandra foi até ele e disse: “Por que você precisa de tanta frieza para que carreguem este pequeno saco? Você não pode levá-lo você mesmo e poupar o dinheiro?”
Ele respondeu: “Não está em consonância com a minha dignidade  levar a minha própria bagagem. Eu sou uma pessoa educada.”
Iswar Chandra disse: “A marca da educação é a humildade, não orgulho. Se você não pode levar sua própria bagagem, como você está carregando seu corpo? Se, no entanto, você não pode levar sua própria bagaem, vou fazê-lo.” E Iswar Chandra carregou a bagagem do oficial. Ele seguia o  lema: “vida simples e pensamentos elevados.”
O jovem queria oferecer dinheiro por aquele trabalho, pois não reconheceu quem estava levando suas coisas.
Iswar Chandra disse-lhe: ” Servir é a minha recompensa.”
O jovem oficial se espantou com atitude daquele verdadeiro desconhecido. Foi finalmente para o local da reunião. Havia muitas pessoas oferecendo guirlandas para Iswar Chandra Vidyasagar.
O jovem oficial percebeu que o homem que se ofereceu para levar sua mala na estação não era outro senão o orador respeitado da noite, Iswar Chandra Vidyasagar.
O jovem sentiu-se envergonhado por ele ter feito um homem tão grande carregar a sua bolsa. Ele refletiu: “Qual é a sua educação dele e o que é minha educação? Eu sou como um pirilampo ante o Sol”.
Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado. Lucas 14-11
IMPORTANTE! Se você gostou dessa reflexão curta e compartilhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário