domingo, 19 de maio de 2013


Apologista cristão defende que teoria do Big Bang tem respaldo bíblico


Apologista cristão defende que teoria do Big Bang tem respaldo bíblico
Uma pesquisa encomendada pelo grupo cristão evangélico BioLogos nos Estados Unidos revelou que existe entre os pastores variedade de pontos de vista quando se trata da origem da Terra e da vida.
O grupo está montando um relatório completo, em profundidade, a ser lançado nos próximos meses, mas lançou na semana passada algumas conclusões importantes sobre o estudo. De acordo com a sondagem, 19 por cento dos pastores protestantes expressa certeza de que a Terra tem menos de 10.000 anos de idade e que Deus criou a vida em sua forma atual em seis dias de 24 horas. Trinta e cinco por cento disseram que, enquanto eles acreditam que Deus criou a vida em sua forma atual em seis dias de 24 horas, não acreditam totalmente na idade “jovem” da Terra.
Entre os pastores, existe também uma discordância sobre o surgimento da vida. Apesar de muitos pastores defenderem a ideia de que a vida foi criada por Deus já em seu estado atual, muitos outros defendem a ideia de uma “criação progressiva”, ou de que Deus teria usado os processos de seleção natural para que a vida chegasse ao seu estado atual.
Sobre a criação do universo, o apologista cristão J. Warner Wallace defende, no site Please Convince Me (Por favor, me convença, em português), a possibilidade de ligarmos a teoria que defende que o universo surgiu a partir do Big Bang, quem a visão dos criacionistas, que creem que Deus criou o universo.
- Existem boa razões científicas para acreditar, boas evidências para acreditar que todo o espaço, tempo e matéria têm um começo. Essa ideia de que tudo (tempo, espaço e matéria) veio do nada é premissa fundamental da cosmologia do Big Bang – afirma Wallace.
- Acontece que a primeira premissa é absolutamente consistente com o que vimos nas Escrituras – que Deus criou tudo a partir do nada e que o momento da Criação é algo que vemos como grande evidência que apoia a teoria do Big Bang – completa o apologista, para quem a visão cristã e a visão científica não entram em conflito mas, ao contrário disso, são complementares.
Para Wallace, a visão de que o Big Bang é um ato de Deus tem respaldo em versos bíblicos como Colossenses 1: 15-17, que diz: “O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele”.
Porém, ele esclarece, segundo entrevista ao The Christian Post, que reconhecer a cosmologia do Big Bang como válida não significa aceitar todas as respostas científicas para questões que envolvem a terra e o universo.
- Há muitas coisas que são sobrenaturais. Deus está envolvido em todo o processo criativo e ponto final – declara o apologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário