sexta-feira, 7 de junho de 2013

Festa junina na igreja é errado? Pastor comenta

A festa original foi inspirada em uma festa pagã e hoje serve de atrativo em muitas igrejas durante o mês de junho.
Festa junina na igreja é errado? Pastor comentaFesta junina na igreja é errado? Pastor comenta
Diferentes denominações evangélicas já incluíram em suas programações anuais as festas jesuínas, também chamadas de “arraial gospel”, adaptando a festa junina comemorada pela Igreja Católica e outros segmentos da sociedade.
pastor Silas Malafaia foi questionado por um internauta se é válido realizar esse tipo de evento na igreja, já que ele foi inspirado em uma festa pagã. Ao responder a pergunta na coluna “Pastor Silas Responde”, do site Verdade Gospel, o líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo não criticou as igrejas que celebram essas festas, mas fez um alerta para que o foco não seja desviado do verdadeiro sentido que deve ser apresentar Jesus para os não cristãos.
Antes desse recado ele lembrou que a Festa Junina é a versão católica da festa pagã do solstício de verão, que passou a ser uma homenagem a São João. “Essa festa entrou em nosso folclore por influência dos portugueses, nossos colonizadores”, explica Malafaia. Foi então que as comidas típicas, as músicas e as roupas caipiras foram sendo incluídas na festividade, inclusive nas promovidas pelas igrejas.
Para ele as festas evangélicas não podem ter o foco nas comidas típicas e nem na promoção de cantores de forró gospel, mas em Jesus. “Por meio dessa estratégia, muitas pessoas que não conhecem o evangelho podem ouvir canções que falam do amor de Deus, receber uma oração e ter a oportunidade de entregar sua vida a Cristo”.
O pastor assembleiano entende que as “festas jesuínas” são sadias para a família por não oferecer bebidas alcoólicas, drogas e etc e que serve como meio de atrair quem não teria interesse em entrar em uma igreja em dia normal de culto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário