sexta-feira, 7 de junho de 2013

Justiça proíbe cultos religiosos nos trens do Rio de Janeiro

Usuários reclamam dos gritos e das agressões verbais que não evangélicos sofrem dentro dos vagões.
Justiça proíbe cultos religiosos nos trens do Rio de JaneiroJustiça proíbe cultos religiosos nos trens do Rio de Janeiro
As reclamações sobre os incômodos gerados por evangélicos que pregam dentro dos vagões de trens administrados pela SuperVia, no Rio de Janeiro, fez a justiça determinar a proibição desse tipo de ação e obrigando a empresa a deixar claro que a lei não permite cultos nos meios de transporte público.
Passageiros relatam que os evangélicos promoviam cultos dentro dos vagões fazendo muito barulho, gritando, cantando alto, usando instrumentos musicais e até mesmo agredindo verbalmente passageiros de outras religiões. Por conta desses relatos, a 7ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro estipulou que a SuperVia precisa deixar claro que estes eventos não poderão mais acontecer e, caso ocorram, o passageiro deverá ser retirado do vagão com ajuda policial.
Para impedir que novos cultos aconteçam a empresa responsável pelos trens terá que colocar avisos nas bilheterias alertando que é proibido realizar qualquer tipo de ação religiosa dentro dos vagões. Se a SuperVia não cumprir com esta determinação poderá ser multada em R$5.000 por dia.
O promotor Rodrigo Terra, da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, informa que não apenas evangélicos, como fiéis de qualquer outra religião, não poderão fazer manifestações religiosas dentro dos trens para não incomodar e nem constranger os demais usuários.
Em sua defesa, a SuperVia diz que desde 2009 possui avisos sobre a proibição de cultos religiosos espalhados pelos trens e estações, chegando até mesmo a realizar reuniões com líderes religiosos para ensinar aos fiéis que a prática é proibida. Um recurso deve ser movido para cancelar a multa diária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário