terça-feira, 11 de junho de 2013

Pesquisadores afirmam que a Bíblia não restringe o casamento apenas a casais heterossexuais e causam polêmica

Pesquisadores afirmam que a Bíblia não restringe o casamento apenas a casais heterossexuais e causam polêmica
A interpretação tradicional de que o casamento bíblico é estritamente para casais heterossexuais está sendo questionada por um grupo de estudiosos do Estado norte-americano de Iowa.
Um artigo publicado pelo grupo num jornal local diz que a Bíblia não restringe o casamento à união entre um homem e uma mulher. Os pesquisadores Hector Avalos, Robert R. Cargill e Kenneth Atkinson, responsáveis pelo artigo, são professores nas faculdades Iowa State University, University of Iowa e University of Northern Iowa, respectivamente.
Um trecho do texto diz que “o debate sobre a igualdade no casamento muitas vezes é centrado num apelo à Bíblia”,e segundo os autores, “infelizmente, tais apelos, muitas vezes refletem uma falta de conhecimento bíblico por parte daqueles que usam esse complexo conjunto de textos como uma autoridade para definir a política social moderna”.
Os pesquisadores afirmam que a definição bíblica de casamento pode ser confusa e até contraditória, e que o principal exemplo dessa possibilidade é a postura defendida pela Bíblia no Velho Testamento a respeito da poligamia, prática adotada por Abraão, Davi e Salomão, entre outros.
Avalos, Cargill e Atkinson defendem a ideia de que a Bíblia não menciona apenas a monogamia tradicional como opção, mas também a castração autoinfringida, o celibato, e até o casamento de vítimas de estupro com seus abusadores.
O professor Cargill disse numa entrevista ao Huffington Post que a proposta do artigo de questionamento a respeito do casamento tradicional é que ele seja uma “resposta educada” para a afirmação de que a Bíblia restringe a união de pessoas a casais hetero.
Segundo o professor, “é óbvio para os estudiosos, e até alguns líderes religiosos, que a Bíblia defende uma ampla gama de relacionamentos”. Cargill observou, no entanto, que os pesquisadores estão ‘aterrorizados’ com o potencial de reação que essa afirmação causar, mas que mesmo assim, sua constatação é de que o “argumento contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo é totalmente insustentável na Bíblia”.
“Nós todos sabemos disso, mas muito poucos estudiosos estão falando sobre isso, porque eles não querem polêmica”, disse. “A maioria das pessoas não são idiotas, eles querem tomar uma decisão informada”, concluiu.
Diversos veículos de imprensa nos Estados Unidos e em países de língua espanhola repercutiram as declarações dos professores. O site Acontecer Cristiano estampou a notícia com a manchete “Inacreditável”.
Como reação, a congressista norte-americana Michelle Bachmann, do Partido Republicano, convocou os cristãos a “embarcarem numa guerra espiritual contra o fenômeno” do casamento gay.

Nenhum comentário:

Postar um comentário